A prospecção é a fase em que vendedores de software mais possuem carência de material de apoio.
Se você trabalha na área comercial de uma empresa de TI, sabe a importância da prospecção. E, embora não possa evitá-la, certamente é possível simplificar esse processo complexo.
Na verdade, se alguém fizesse uma lista das “fontes mais comuns de leads”, o LinkedIn seria indiscutivelmente o número 1 da lista. E isso é compreensível. Já que ele é cheio de informações sobre empresas e pessoas ligadas a essas empresas.
Mas há também outras plataformas onde você pode encontrar novos clientes em potencial e ainda conseguir referências para seus e-mails de prospecção. Caso você ainda tenha dúvidas, em outro Post que fiz aqui no Blog deixo um modelo de primeiro contato por e-mail.
Com ferramentas diferentes das mais comuns, vendedores de software serão relevantes para os cliente em potencial. Dessa forma, devem conseguir criar um contextos apropriados para venderem o seu software.
Aqui estão 6 plataformas pouco conhecidas para encontrarem novos leads:
É importante lembrar que, algumas delas são pagas, outros com limites e outras grátis. Porém, em todas elas, vendedores podem encontrar clientes em potencial rapidamente e continuar enchendo seus canais mês após mês.
E por que prospectar em outras plataformas além do LinkedIn?
Primeiramente, recomendo que você faça a combinação entre essas plataformas e LinkedIn para fazer sua prospecção. Então é uma boa ideia começar sua pesquisa em uma plataforma que permita filtrar empresas que tenham FIT para serem seus clientes.
Na sequência, você pode usar o LinkedIn para encontrar uma pessoa de contato apropriada desta empresa. Ou ainda o Facebook. Confira o Post em que dou 7 dicas para vender software pelo Facebook.
Em poucas palavras, o processo é assim:
- Procure empresas que tenham perfil para serem seus clientes;
- Procure pessoas apropriadas para entrar em contato com essas empresas, por meio das redes sociais.
Além disso, a pesquisa de perfis de empresas em várias plataformas e redes sociais possibilita que você reúna mais pontos de referência para seu e-mail de primeiro contato. Assim, você poderá evitar um e-mails frio com uma abertura padrão.
Mesmo assim, se o seu e-mail de primeiro contato não for respondido, leia este Post que ensino o que você pode fazer.
No meu treinamento Essencial Venda de Software eu ensino várias formas e ferramentas para construir sua própria lista de leads e prospects do zero e como montar e-mails que são respondidos.
Você pode saber mais cadastrando-se nessa página.
Compartilhe comigo nos comentários a ferramenta que você utiliza para fazer suas prospecções!