Como vender software

7 dicas para vender software pelo Facebook

André Luís
Escrito por André Luís
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O desafio é fazer com que vendedores façam muito mais do que simplesmente curtir e compartilhar publicações. Leia sobre como vender software pelo Facebook.

Como muitos profissionais já sabem, o Facebook é muito mais do que uma rede social. É uma plataforma otimizada para implementar estratégias de marketing e vendas. Dito isso, como você pode tirar proveito disso para impulsionar seus negócios? No post de hoje, vou compartilhar com você 7 dicas para aumentar suas vendas com o Facebook.

Primeiramente, vamos passar por cima de algumas informações básicas: O número de usuários do Facebook é tão alto que, mensalmente, 127 milhões de usuários brasileiros se conectam para socializar, se divertir e encontrar informações sobre marcas, produtos e serviços de interesse. E muito possivelmente, o seu público-alvo pode fazer parte desse grande grupo.

Há várias estratégias que você pode adotar para responder à pergunta sobre como vender software pelo Facebook. Essas ações são internas, ou seja, envolvem o uso de ferramentas que já fazem parte do Facebook, e externas, por recursos alternativos. Contudo, é importante lembrar que os melhores resultados são fruto de estratégias específicas para cada canal de comunicação que você tem com o seu potencial cliente.

Dessa forma, assim como um anúncio de rádio não deve ser veiculado na televisão, a venda do seu software no Facebook não deve ser feita da mesma forma que é feita pelo site. Para vender com sucesso nessa rede social, você precisa entender como ela difere de outras mídias e aproveitar suas oportunidades exclusivas.

 

1. Definir e entender a jornada de compra

Antes de partir para a venda em si, é necessário que você defina e esteja atento a jornada de compra do seu cliente enquanto ele navega por cada etapa do funil de vendas. Nesse ponto, é importante analisar se faz sentido se relacionar diretamente com os seus clientes e propects pelo seu perfil pessoal ou se é mais adequado fazer um novo perfil, apenas para questões profissionais.

Ainda que seja por meio das redes sociais, os passos do processo de compra dos potenciais clientes são muito parecidos. E aqui está como esse processo acontece:

  1. Descoberta do problema
  2. Encontra a sua solução
  3. Avaliação de todas as opções considerando os benefícios da sua solução.
  4. Comparação entre a sua solução e dos clientes
  5. Decisão final de compra

Para que seu prospect faça a sua decisão final de compra, cada uma dessas partes devem ser muito bem trabalhada. O objetivo é descobrir os detalhes de cada uma dessas etapas e definir estratégias específicas, de forma a aumentar as vendas online.

 

2. Otimizar seu perfil

Para confirmar que você está atraindo potenciais compradores, é essencial otimizar seus perfis no Facebook e em outras redes sociais onde o seu prospect está.

Quando os usuários querem saber determinado produto, a primeira coisa que fazem é pesquisar o nome da empresa no Google. Quando os resultados aparecerem, é muito provável que acessem os perfis de mídia social para saberem mais e garantir que seja confiável.

É por isso que é tão importante que o maior número de informações corretas possa ser encontrada lá. Então não deixe de preencher todas as informações possíveis e incluir links para o site da sua empresa e outras redes sociais.

Isso ajuda a convencer os possíveis compradores de que sua marca é confiável e acessível, exatamente porque eles podem explorar seu perfil e interagir com você nas redes sociais.

 

3. Interagir com o público e compartilhar conteúdos de valor

Ser capaz de se conectar com sua empresa é a razão pela qual muitas pessoas o seguem no Facebook. Exatamente por isso que a interação é fundamental nas mídias sociais.

Além disso, uma das principais razões pelas quais as pessoas seguem marcas nas mídias sociais é o atendimento ao cliente.  Portanto, se o seu objetivo é vender software pelo Facebook, é essencial prestar um ótimo serviço ao cliente para o seu público. Isso ajudará você a ganhar confiança e incentivar recomendações.

Outra dica não tão óbvia é compartilhar conteúdos que o seu prospect se interessa. Por exemplo, se você vende software para um segmento “X”, é importante compartilhar notícias que contenham dados do mercado desse setor. Procure por informações e projeções dentro pesquisas de terceiros ou dados que mostram a falta de especialistas da área.

Ao publicar uma notícia, comente dando a sua opinião ou fale de cases de sucesso da sua empresa. Outro conteúdo que você pode publicar, são eventos presenciais que você mesmo está organizando para gerar mais clientes.

 

4. Criar grupos específicos

Como eu já disse, as redes sociais são baseadas na interação e por isso você deve aproveitar isso para aumentar as vendas. Minha sugestão é criar um grupo relacionado ao seu serviço/solução e convidar os clientes atuais e em potencial para participarem dele.

Algumas vantagens de criar um grupo no Facebook relacionado a sua solução:

  1. Captação de leads que se interessam pela sua marca: Você pode usá-los para criar anúncios personalizados no Facebook e campanhas de marketing por e-mail.
  2. Envio de mensagens privadas para cada um dos membros do grupo: Especialmente aqueles que participam mais.
  3. Comunicação mais espontânea e maior participação: Como todos os participantes têm interesse nos tópicos levantados, a chance de interação é maior.

Se você quiser agregar ainda mais valor ao seu grupo no Facebook, poste dicas e sugestões sobre como usar a solução que você vende, além de notícias sobre o mercado e cases de clientes.

Também é importante que você se prepare para responder a perguntas e reclamações com um tom amigável e transparente. Isso vai te ajudar a manter os clientes e melhorar a imagem da empresa.

 

Dica extra: Fazer Upsell

O melhor momento para os clientes entrarem em um grupo é logo após a compra e isso acontece porque é muito mais fácil converter um cliente existente do que um novo cliente.

Nessa situação, as técnicas de vendas de upsell e cross sell são indicadas:

  • Um upsell é quando você atrai clientes existentes para comprar um produto ou serviço mais caro.
  • Um cross sell é quando você vende um produto diferente para um cliente existente.

E ambos podem aumentar, além de seus lucros e receita, o valor da vida útil do cliente.

 

5. Não usar o Facebook para o ‘hard sell’

A maioria das pessoas considera o Facebook uma rede social divertida, onde conversam com amigos, conferem fotos e vídeos e relaxam. Então é com essa postura “mais leve” que você deve vender.

Táticas agressivas de vendas, como usar slogans de publicidade, postar repetidamente sobre o seu software ou fornecer listas de produtos e preços isoladamente de qualquer conversa relacionada, vão resultar em usuários deixando de seguir você.

Inclusive, eles podem até postar comentários negativos sobre a sua empresa.

 

6. Combinar o Facebook e o marketing por e-mail

Ofereça algo de valor usando um anúncio do Facebook. Isso deve motivar o seu público-alvo a se inscrever na sua lista de e-mail. Pode ser uma avaliação gratuita, por exemplo. O objetivo é capturar o endereço de e-mail do potencial cliente.

Assim que ele estiver na sua lista e tiver uma impressão positiva da sua marca, você poderá enviar boletins informativos e promoções ao longo do tempo. Para  fazer isso de forma mais rápida e organizada, indico que você use uma plataforma de automação de e-mails.

Assim, quando se tornarem leads qualificados que respondem seus e-mails, clicam e baixam nos e-mails que você envia, a probabilidade de venda já é bem maior. Dependendo da estratégia da sua empresa, esse pode ser o momento ideal para fazer tentar um contato telefônico.

 

7. Personalizar seus conteúdos com ferramentas do próprio Facebook

Os públicos personalizados no Facebook permitem que você exiba suas publicações para uma lista específica de pessoas. Ou seja, se você aceita ou convida muitas pessoas, na medida em que você faz isso pode adicioná-las dentro destes Públicos Personalizados.

Assim, quando fizer uma publicação só para prospects, você escolhe o público “Prospect” e assim por diante.

Já o uso de anúncios personalizados no Facebook também é eficaz para orientar seus investimentos. Isso porque a grande segmentação reduz a margem de erro que você vê na publicidade tradicional, a qual paga para exibir suas ofertas a qualquer pessoa.

Além disso, ainda é possível criar públicos-alvo semelhantes. Para fazer isso, o Facebook pega sua lista inicial e encontra usuários com as mesmas características daqueles incluídos na sua lista.

E lembre-se que empresários querem conversar com vendedores de software que entendam e resolvam os problemas de suas empresas. Por isso, converse de igual para igual, sem medo de fazer prospecção.

No meu treinamento Essencial Venda de Software eu ensino os segredos para conseguir excelentes resultados vendendo seu software por meio das redes sociais. É a sua oportunidade de se consolidar no comercial de empresas de TI.

Você pode saber mais cadastrando-se nessa página. 

 

E você, como vende seu software pelas redes sociais? Compartilhe suas dicas comigo nos comentários!

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