Como vender software

Vender ou alugar software: qual o melhor caminho para a venda?

André Luís
Escrito por André Luís
AULA GRATUITA

O que fazer para usar I.A. e estruturar o comercial da sua empresa de SOFTWARE.

Uma pergunta que recebo de forma recorrente: qual é o melhor caminho, vender ou alugar software? Responder essa pergunta dependerá muito das funcionalidades da sua solução, para que ela serve, qual o seu objetivo de faturamento entre outros fatores. Para falar um pouco mais sobre esse assunto, preparei este artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Vender ou alugar software: eis a questão

Vender ou alugar softwares: quais as vantagens e desvantagens?

Tanto vender como alugar softwares pode ser um excelente negócio. Vou começar falando da locação de soluções, que pode oferecer vantagens como ter a garantia de receber o pagamento periodicamente, indiferente de manutenções. Ou seja, mesmo que o seu cliente não solicite uma assistência durante o período de três meses, você irá continuar a receber as mensalidades de locação do sistema. E se ele solicitar, você receberá o valor desse serviço, além do aluguel mensal. Essa decisão acarretará uma necessidade de gestão mais próxima, visto que você pode ter dificuldades de controlar o pagamento das mensalidades. Para isso, é essencial criar uma rotina de validação para que haja o bloqueio do acesso ao sistema, no caso do seu cliente atrasar o pagamento, por exemplo. 

Uma outra vantagem dessa modalidade de negócio é que você ou sua equipe de desenvolvedores não precisarão criar um software para cada cliente. Mas sim criar um modelo que seja adaptável a cada consumidor e que você, inclusive, possa oferecer versões: completa ou de acordo com a necessidade do seu cliente. 

Agora, se o seu foco for realizar vendas, saiba que também poderá obter bons resultados. Mas, para isso, o primeiro ponto é cobrar um valor justo ao que irá oferecer. Lembre-se, nessa opção você não recebe mensalidades. Outro ponto importante para se ter definido é o valor das manutenções que será cobrado, caso o cliente precise de uma assistência. Porém, atenção! Esse valor só deve ser cobrado caso ele necessite de uma assistência, não por erros encontrados no seu sistema.

Tendência para a área de software

Indiferente da modalidade que você escolher, vou lhe dar uma dica muito importante: invista em uma solução SaaS (Software as a Service) – Software como Serviço. Ele se refere a soluções on-line que podem ser utilizadas em computadores, tablets e smartphones, tudo de forma simples e remota. 

Um tipo de programa que não precisa ser instalado e é utilizado desde que haja uma conexão com a internet. Nesse caso, o seu cliente irá adquirir o direito de utilizar os benefícios oferecidos por esse serviço. Elas vão desde economia de tempo e dinheiro até melhorias no atendimento que você pode oferecer ao seu cliente. 

Uma das vantagens do SaaS é que nessa modalidade de serviço, a manutenção e atualização do sistema quem oferece é a própria empresa desenvolvedora. Evitando que o usuário gaste tempo para atualizar o programa e, ao mesmo tempo, garante a entrada de mais uma verba na sua empresa. 

Outra vantagem dessa solução é que pode-se cobrar o serviço conforme a demanda. Além disso, desenvolver tanto soluções gerais para o mercado ou criar personalizada para cada cliente.

No que mais devemos ficar de olho?

Indiferente se você optar por vender ou alugar software, o importante é você saber aproveitar as oportunidades. A pandemia de Covid-19 veio e mudou muita coisa na nossa sociedade, isso é fato. Porém, ela antecipou muitos processos, como a Transformação Digital e a mudança do comportamento do consumidor. Por isso, eu não gosto de focar na crise, mas prefiro pensar em aproveitar as oportunidades que ela nos trouxe.  

Com o isolamento social, as pessoas ficaram mais em casa e todas as relações se tornaram digitais. O padrão de compras também mudou, por exemplo. Assim, existe uma nova realidade, e é imprescindível saber aproveitar as oportunidades e acompanhar essas mudanças. Outra coisa que eclodiu foi a adoção do home office. Muitas empresas precisaram mandar seus colaboradores para casa e, para que o trabalho continuasse a ser feito, era necessário soluções de comunicação. Também, posso citar aqui os restaurantes que da noite para o dia precisaram aderir ao delivery. Então, são muitas oportunidades para quem desenvolve e vende soluções na web. 

Venda ou aluguel de software: por onde começar?

Indiferente se você vai fazer a venda ou o aluguel da sua solução, é preciso saber por onde começar a comercializá-la. Minha primeira dica é criar uma matriz de funcionalidades do seu sistema. Para isso, divida em algumas colunas. Na primeira, você insere todos os módulos e aplicações que o seu software oferece. Na segunda coluna, você vai colocar o que ele resolve, qual o problema do seu cliente e que tal funcionalidade soluciona. Já na terceira coluna, você insere os benefícios, quais os ganhos que o cliente terá, o que sua solução irá proporcionar para mudar o processo dele. 

Com esta ação sendo implementada você poderá utilizar essa matriz em todo o seu material de venda, em todo seu processo. Desde site até mesmo prospecções por telefone. Aqui no meu vídeo VENDER SOFTWARE – POR ONDE COMEÇAR? explico um pouco mais sobre esse processo. Confira!

Outra dica que eu dou é você realizar a leitura do meu artigo: Como vender software e serviços de programação em 2022?. Nesse conteúdo, trago dicas importantes de como você pode fazer a comercialização dos seus sistemas. 

Agora, se você já colocou em prática algumas dessas ações e ainda não obteve o resultado esperado, eu tenho outro convite para você. Participe da Jornada Lucrativa para empresas de softwares. Essa é uma oportunidade real para você mudar a sua vida como empreendedor do mercado de software. Durante 3 dias, você vai aprender os primeiros passos para essa caminhada que fará você triplicar o faturamento mensal da sua empresa. Participe!

plugins premium WordPress