Gestão Comercial

[GUIA] Como construir um plano de vendas

André Luís
Escrito por André Luís

Qualquer empresa, equipe comercial ou vendedor de sucesso precisa de um plano de vendas.

Um plano de vendas estabelece seus objetivos e estratégias, além de público-alvo e possíveis obstáculos. Então, antes de iniciar o plano, é necessário rever tudo o que está sendo feito hoje.

Na sequência você deve planejar, pesquisar, entrar em contato e cultivar relacionamentos com seus clientes. E tudo isso vai ajudar a criar este roteiro para conquistar novos clientes e ampliar os seus negócios. 

Porém, desenvolver um plano de vendas eficaz pode levar tempo. Então até que ele sirva como estratégia para alcançar as metas e produzir os resultados desejados, antes é necessário resolver problemas e fazer melhorias na sua empresa de software.

Por isso, decidi preparar um guia para gestores de empresas de TI construírem seus planos de vendas com sucesso. 

1)Público-alvo

Pode ser o seu primeiro plano de vendas ou seu décimo, mas conhecer o seu público-alvo é decisivo:

  • Como são os melhores clientes da sua solução?
  • Todos eles pertencem a um mesmo segmento?
  • Como é o processo de compra de cada um deles?
  • Possuem as mesmas dores?

É importante lembrar que você pode ter diferentes personas para diferentes soluções ou problemas específicos que o seu software resolve.

Dessa forma, o seu público-alvo pode mudar com o tempo, à medida que sua solução e estratégia evoluem e você encontra o ajuste do mercado do produto. Por isso, revise e atualize constantemente suas personas.

2) Metas de vendas

A maioria das metas de vendas é baseada em receita. Por exemplo, você pode definir uma meta total de X reais em receita recorrente anual.

Ou, como alternativa, você pode definir uma meta de volume. Isso poderia ser 100 novos clientes ou 450 vendas.

Contudo, deve-se lembrar que seu objetivo deve ser realista. Caso contrário, todo o seu plano de vendas será em grande parte inútil. Para que isso aconteça, a minha sugestão é definir um período de tempo específico para cumprir cada uma das metas planejadas.

Provavelmente você terá mais de um objetivo, então identifique os mais importantes e classifique o restante por prioridade.

3) Estratégias e táticas

Na sequência, depois de definir onde sua empresa quer chegar, você precisa estudar como chegar lá. Então o objetivo é resumir o plano para atingir as metas de receita.

Aqui estão alguns exemplos:

Objetivo: Aumentar as taxas de compras do seu software por indicação de clientes em 30% no primeiro trimestre de 2019.

O que fazer:

  • Promover um workshop com a sua equipe de suporte e os seus melhores clientes;
  • Realizar um concurso entre os seus clientes para vendas por indicação;
  • Aumentar a comissão em vendas por indicação em 5%. 

Objetivo: Conseguir 20 novos clientes para a sua solução no primeiro trimestre de 2019. 

O que fazer:

  • Conseguir 100 novos prospects até dia 30 de janeiro;
  • Promover três eventos para vender seu software;
  • Dar bônus aos vendedores que fecharem primeiro 3 novas contas. 

4) Despesas

Depois disso, é importante descrever detalhadamente os custos que serão necessários para atingir suas metas de vendas. Geralmente isso inclui:

  • Salários e comissões;
  • Treinamento da equipe de vendas;
  • Ferramentas de vendas;
  • Ligações telefônicas;
  • Custos de viagens;
  • Entre outros.

 

5) Preços e promoções

Novamente, é importante descrever, mas agora serão os preços e as promoções que você pretende colocar em prática na sua empresa de software. Dessa forma, vai ficar mais fácil de observar o impacto nas vendas. 

Por exemplo:

  • Software A: Aumento do preço de 10% do valor da implantação em fevereiro (redução de 2% nas vendas mensais);
  • Software B: Upgrade grátis se você indicar outro cliente de 1º a 20 de janeiro (aumento de 20% nas vendas mensais);
  • Software C: Redução de 25% do preço da solução em 1º de março (aumento de 15% nas vendas mensais)
  • Software D: Sem alteração. 

6) Prazos 

Da mesma forma, lembre-se de esquematizar uma linha do tempo. Acima de tudo, ter índices garante que você está no caminho certo. E inclusive mostra se você está adiantado ou atrasado para atingir seus objetivos.

Por exemplo, suponha que sua meta de vendas para o primeiro trimestre de 2019 seja vender R$30.000. Mas com base no desempenho do ano passado, você sabe que as vendas de janeiro e fevereiro são mais lentas do que em março.

Portanto, com isso em mente:

  1. Janeiro: R$8.000
  2. Fevereiro: R$ 8.000
  3. Março: R$ 14.000

 

7) Estrutura da equipe

Em seguida, descreva quem está no seu time e quais são seus papéis. Talvez você coordene uma equipe de cinco vendedores e ainda trabalhe com um profissional de capacitação de vendas e com um especialista em operações de vendas.

Por outro lado, se você planeja adicionar funcionários, inclua o número de funcionários, os cargos deles e quando você pretende trazê-los para a equipe.

8) Condições de mercado

Além de tudo isso, é essencial mapear seus concorrentes. Lembre-se de explicar como seus produtos são comparados por clientes em potencial, além de entender seus pontos fortes e fraquezas. 

Da mesma forma, compreenda a diferença entre o valor e o preço de outras soluções em relação a sua.

Confira o vídeo em que explico como fugir da concorrência no setor de TI. 

Certamente, discutir as tendências do mercado e tentar prever como essas mudanças influenciarão seus negócios também deve ser parte do seu plano de vendas. 

Um plano de vendas é um documento dinâmico e nunca está completo. Por isso, minha sugestão é que você personalize este modelo para atender às suas necessidades, organização e objetivos. E o revise regularmente!

A única maneira errada de usar um plano de vendas é escrevê-lo no início do ano ou trimestre e nunca mais atualizá-lo.  

Vamos nessa?

Para implantar um plano de vendas de sucesso, eu desenvolvi o programa de mentoria online Venda de Software na Prática. Tudo o que um gestor precisa saber para reestruturar sua área comercial em 10 semanas.

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