Gestão Comercial

Contratando o seu primeiro vendedor

André Luís
Escrito por André Luís
AULA GRATUITA

O que fazer para usar I.A. e estruturar o comercial da sua empresa de SOFTWARE.

Você começou como desenvolvedor de software, sua solução é um sucesso e você começou a vendê-la. Essa é uma situação bastante comum no mercado, não é mesmo? E eu vou além: sua empresa está crescendo tanto que chegou o momento de ampliar o seu time e contratar o seu primeiro vendedor de software

Muitos gestores têm dificuldade em fazer essa contratação, afinal, como saber se o profissional que estou entrevistando se encaixa nos requisitos. Além disso, como saber se você está preparado para montar um setor comercial. Bom, esta segunda opção, eu tenho como te ajudar efetivamente. O primeiro passo para contratar qualquer colaborador é saber exatamente quais funções delegar a ele. Então, se você precisar contar com um vendedor de software, você tem que ter conhecimento do que leva um profissional a ser especialista nessa tarefa. E para isso, eu te convido a fazer o meu treinamento +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software

Mas para te ajudar um pouco mais, eu vou compartilhar com você alguns insights sobre como fazer a contratação do seu primeiro vendedor. Continue a leitura e saiba mais!

Contratar um vendedor: qual o primeiro passo a ser dado?

Bom, meus amigos leitores, como mencionei, chegou o momento de expandir a sua empresa e contratar o seu primeiro vendedor, não é mesmo?! Então, vou ser bem direto neste primeiro tópico. O que você precisa fazer, antes de mais nada, agora que seu negócio está em crescimento, é algo que pode ser relutante para algumas empresas. 

Primeiro, quero te dizer que você terá que contratar, não só vendedores. Será preciso, mais futuramente, contratar mais pessoas para o seu time de desenvolvimento e, também, das outras áreas da sua empresa. “Ah, André, mas sou eu que desenvolvo as minhas soluções!”. Eu sei, porém, você terá que delegar isso a outras pessoas e saber um pouco de cada setor ― é por isso que eu te indiquei, já no primeiro momento, a fazer o meu curso para vendedor de software

Isso porque para que sua empresa continue crescendo, você precisa, aos poucos, sair do operacional e ir para a parte estratégica. Você deve estar por dentro do mercado, dos prospects, mas também das inovações que poderão otimizar a sua solução. 

Bom, para você saber mais sobre essa transição, eu te aconselho a ler outro artigo que escrevi: Saindo do operacional para o estratégico na software house. E eu digo mais: todas essas ações que eu menciono, valem também para as empresas que apenas revendem soluções prontas de outras grandes empresas.

Continuando o processo de contratação do primeiro vendedor

Agora que você entendeu que precisa conhecer os departamentos da sua empresa e sair do operacional, chegou a hora de compartilhar alguns insights de como contratar o seu primeiro vendedor. Antes de mais nada, quero salientar que você, gestor, também será responsável por vender, mesmo que indiretamente. Isso porque antes mesmo de contratar alguém, é preciso criar um processo comercial, delimitar os passos que seus profissionais devem seguir. É indispensável que nenhuma etapa seja pulada.

Agora, na sequência, compartilho algumas dicas para você contratar o seu primeiro vendedor de software. Veja!

1. Entenda quais características deve ter o seu primeiro vendedor

Acima, mencionei que o processo de vendas deve ser criado por você. Certo?! Então, nada de delegar essa função ao seu primeiro vendedor. Isso deve ser feito por você. Porém, você pode procurar por alguém que tenha conhecimento nessas etapas. Pois ele irá “fazer a roda girar”, ou seja, colocará em ação o método que você criar. 

 Então, praticamente, o primeiro vendedor tem que ter uma veia empreendedora. Afinal, ele vai tirar as coisas praticamente do zero. Trabalhará sem um histórico de vendas de outros colegas ― ele poderá contar apenas com as experiências vividas por você, até aqui. 

Além disso, essa pessoa precisa ter a capacidade de transmitir a mesma confiança que você transmitia em suas vendas. Isso é algo que faz a diferença no mercado. 

Dependendo do porte da sua empresa, poderá haver um dilema. Contratar alguém em fase inicial (com pouca experiência de venda) e moldá-lo conforme a sua experiência. Ou contratar alguém que já tem conhecimento e já trabalhou com vendas, mas que pode querer mudar o seu processo (e não veja isso como algo ruim, às vezes, o seu método pode ser melhorado).

Você terá que analisar a situação da sua empresa para poder saber qual dos dois tipos de vendedores você poderá contratar. Talvez, até mesmo um profissional que esteja em nível intermediário, que esteja disposto a aprender mais e, ainda, tenha um pouco de experiência. 

2. Veja onde você pode encontrar o vendedor que procura

Muita gente me procura para receber minha indicação de profissionais de vendas, sabia? Mas eu não costumo indicar porque os grandes profissionais que tenho contato são vendedores de clientes meus, que já participaram dos meus cursos, das minhas mentorias… Então, esse tipo de pergunta, eu estou acostumado a responder.

Bom, primeiro que considero indispensável você ter uma rede de contatos, não só da área de software, afinal, quem é um bom vendedor, vende qualquer coisa. E um bom profissional pode aprender sobre outras áreas. Então, contar com a indicação dos seus contatos pode ser fundamental. Uma pessoa que já tem experiência na indústria, por exemplo, tem noção das etapas de vendas. Ela irá se moldar ao processo da sua empresa, com eficiência.

Outra dica que sempre dou é manter um perfil da sua empresa no LinkedIn. Lá é uma rede de troca profissional, há muitas pessoas qualificadas buscando novas oportunidades. E você pode conhecer todo o currículo dos seus candidatos.

3. Na hora da entrevista do primeiro vendedor

Na hora da entrevista, você precisa fazer perguntas pontuais, que irão, de fato, te ajudar a conhecer mais sobre aquele candidato. No meu vídeo, 35 perguntas para contratar um vendedor de software, você pode conferir algumas que não podem faltar na sua entrevista.

Além disso, é sempre bom ouvir o que o candidato tem a dizer. Não saia já oferecendo uma proposta de salário fixo ou definindo comissão. A remuneração é importante, claro, porém, muitas pessoas podem apenas se interessar pelo salário e, no fim, não atender às suas expectativas. Sobre esse assunto, você pode compreender melhor em: Como remunerar o vendedor de software?

 4. Veja se o profissional quer aprender mais

O aprendizado constante é uma característica dos bons profissionais, inclusive dos bons vendedores. Por isso, se você contratar um vendedor, deixe claro que ele deverá estar em constante aprendizado, para evoluir profissionalmente e assim, a empresa crescer mais. 

Então, crie uma cultura de treinamentos, com palestras, workshops, troca de conhecimento entre você e o seu profissional. É indispensável que você dê esse recurso a ele. E você pode começar com uma opção que já ajudou muitos vendedores: o +ESSENCIAL ― Curso para vendedor de software. Um curso que transforma os vendedores em especialistas em vendas de qualquer tipo de software ou serviço de TI. Te espero lá!

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