Gestão Comercial

Saindo do operacional para o estratégico na software house

André Luís
Escrito por André Luís
AULA GRATUITA

O que fazer para usar I.A. e estruturar o comercial da sua empresa de SOFTWARE.

Você que é gestor ou dono de uma software house, pode ter começado o seu negócio, praticamente, diante de duas opções: ou você tinha visão de vendas e entendia que este era um cenário excelente para o crescimento de um negócio ou você veio da área técnica, de desenvolvimento e se cresceu bastante a ponto de ter uma empresa. Certo? Bom, mas diante do crescimento do seu negócio e do mercado, é imprescindível que você saia um pouco da área operacional e assuma o controle do departamento estratégico. 

Para te ajudar com isso, quero te convidar a participar do +Essencial ― Curso on-line de venda de software. Um curso 100% on-line e que vai te ajudar, entre outras coisas, a assumir o estratégico da sua software house. 

Mas, enquanto você não faz a sua inscrição, te convido a continuar a leitura deste artigo que, com certeza, te ajudará a entender mais a importância de sair do operacional da sua empresa. Continue a leitura!

Por que o dono da software house deve atuar no estratégico da empresa?

Bom, com certeza, você já ouviu falar que “são os olhos do dono que engordam o boi”, certo?! Esse ditado, embora nem sempre deva ser levado ao pé da letra, traz uma verdade que muitos empresários do departamento de tecnologia ainda não se deram conta. Isso porque quando o CEO da empresa está no setor estratégico, ele consegue trabalhar com um foco maior em fazer o negócio crescer, se tornar autogerenciável e rodar todos os departamentos e processos sem, necessariamente, a sua presença na empresa.

Assim, o “boi que irá engordar”, na verdade nos fala sobre a empresa que vai crescer ainda mais, quando o dono estiver olhando e por dentro de todas as operações que a empresa precisa passar. 

Isso quer dizer, inclusive, que o gestor deve estar por dentro de tudo relacionado à sua empresa. Deve conhecer bem o mercado, os clientes, os prospects, mas, além disso, deve entender sobre a solução e produto que disponibiliza para seus clientes. 

Além disso, somente uma pessoa sabe exatamente onde quer chegar, quais objetivos quer atingir, como deseja que a empresa esteja daqui há alguns anos… E essa pessoa, meu caro, é você mesmo! Por isso, é indispensável que você esteja na parte estratégica da empresa, pois você irá definir quais passos e processos são melhores para atingir todos os seus objetivos.

Mas como sair da parte operacional e ir para o estratégico da software house?

Como mostrarei melhor no +Essencial ― Curso on-line de venda de software, existem algumas ações que você pode fazer para sair de vez do operacional e ir para o estratégico. A primeira delas é simples: descentralizar a sua gestão. Isso quer dizer que você, apesar de ser o último decisor, não deve ser o único. Também deve dividir as tarefas com outras pessoas da sua equipe. Saiba que é humanamente impossível você dar conta sozinho de todas as funções da sua software house. Então, além de descentralizar, é preciso delegar tarefas às pessoas certas.

Por exemplo, o seu setor comercial. Para preparar uma pessoa para assumir esse setor, é preciso voltar alguns passos e entender o que está acontecendo na sua empresa. É preciso delimitar todo o seu processo de vendas. Inclusive, eu falo um pouco mais sobre esse assunto, no meu artigo: A venda de software e a importância do método. Leia também! 

Agora, ainda nesse setor, se você não tem a expertise das vendas e o seu lance sempre foi trabalhar no setor de desenvolvimento, eu tenho um recado para te dar: tenha cuidado! Afinal, como você vai encontrar uma pessoa para te ajudar, se você não sabe nem o que ela precisará fazer? Por isso, eu acho muito importante você ter, pelo menos, uma noção de como funciona cada setor da sua empresa, incluindo o comercial. 

Existem mais coisas a serem feitas para assumir o estratégico de uma software house?

É claro que sim! Separei aqui mais 3 dicas para você fazer essa migração o quanto antes e começar a ver sua empresa mais estrategicamente. Confira!

1. Forme outros líderes

Você delegou funções, mas ainda está no controle de toda a liderança? É muito importante que você consiga treinar e capacitar outras pessoas para que elas sejam novos líderes dentro da sua software house

Inclusive, treinamento e capacitação é algo que você pode investir em toda a sua equipe. Aproveite para ler: Como treinar um vendedor de software?

2. Acompanhe resultados

Essa ação é indispensável para quem deseja estar na parte estratégica da software house. Isso porque acompanhando resultados, você poderá saber se as tarefas demandadas estão sendo realizadas com excelência. Além disso, é importante acompanhar os resultados, analisar números e relatórios para entender como sua empresa está sendo vista pelo mercado. Assim, será possível criar ― é claro ― novas estratégias e otimizar aquelas que já vêm sendo efetivas.

3. Alinhe expectativas com a equipe

Sua equipe conseguirá entregar um bom resultado se ela estiver por dentro do que você almeja alcançar. Afinal, ninguém poderá trabalhar para buscar resultados se não souber o que está sendo esperado. Por isso, considero muito importante para fazer um trabalho estratégico eficiente, você compartilhar quais tarefas são prioridades, quais os prazos de entrega a serem cumpridos, sua expectativa quanto aos resultados e, claro, você pode criar metas ― e deixá-las bem claras para sua equipe. 

Dica bônus!

A dica bônus é que se você quer sair do operacional e ir para o estratégico da sua software house de uma maneira eficiente, sem ter prejuízos e dores de cabeça, você precisa participar do +Essencial ― Curso on-line de venda de software. Um curso 100% on-line, onde você poderá entender melhor esse e outros processos indispensáveis para ter sucesso na sua empresa. Te espero lá!

plugins premium WordPress