Gestão Comercial

Customer success para clientes de software

André Luís
Escrito por André Luís

Existem muitos fatores que fazem uma empresa de software ter sucesso. Dependendo das características de cada negócio, às vezes, o que funciona para uma, não é ideal para a outra. Porém, uma coisa é unanimidade e fundamental em todas as empresas: garantir a satisfação dos clientes e o crescimento deles. É por isso que, hoje, quero falar com você sobre o customer success

O customer success, como você verá na sequência, ajuda a reter clientes, trazendo resultados excelentes para a empresa de software. Tanto que a empresa Bain & Company, por meio de um estudo, identificou que 5% de retenção de clientes pode aumentar 25% da receita de uma empresa. Igualmente, a Invesp, uma grande empresa de software percebeu que as chances de realizar uma venda para um cliente é de até 70%, já para os prospects, esse número cai para até 20%.

Sendo assim, é perceptível que o customer success é uma estratégia fundamental especialmente para empresas de software. Inclusive, no +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software você vê que garantir o sucesso do seu cliente, é garantir o seu também.

Mas, antes de fazer a sua inscrição, quer entender um pouco mais sobre customer success? Então, continue a leitura.

Customer success: entenda o que é essa estratégia

O termo customer success, em tradução livre e ao pé da letra, significa sucesso do cliente. Nada mais é do que uma estratégia que surgiu com empresas de Software as a Service (SaaS). Por meio dela, é possível manter clientes por um maior período de tempo e, consequentemente, ter mais lucro. Assim, surgiu um movimento para tentar mudar o pós-venda.

Tanto que o autor Lincoln Murphy, um dos grandes nomes desse assunto, diz que customer success é “o sucesso do cliente quando ele atinge o resultado que deseja, por meio das interações com a sua empresa”.

Sendo assim, é fundamental que a empresa ofereça um produto ou serviço que solucione o problema do cliente. Mas, também, é de grande importância ter um bom relacionamento com o cliente, para que assim, a experiência dele com a sua empresa, assim como a satisfação, sejam excelentes.

Assim, o customer success é como se fosse uma otimização do pós-vendas. Por isso, deve haver um setor ou um responsável em fazer essa estratégia. Ele, depois da compra, fará com que o cliente tenha a melhor experiência possível tanto com o produto, atendimento e serviços que a sua empresa oferece. 

Entenda a relação entre customer success e empresas SaaS

Bom, como você sabe, empresas SaaS (Software as a Service) são um tipo de negócio que desenvolvem e vendem suas soluções como serviços. São exemplos disso o próprio Google e a Netflix. 

Esse modelo de empresa, para você relembrar, lançou a atualização automática de softwares, o que aumentou a necessidade de ensinar os usuários sobre funcionalidades e benefícios de cada solução. 

Assim, o mercado SaaS percebeu a necessidade de criar uma estratégia para reter clientes e gerar uma receita contínua. E então surgiu o customer success, que por meio de um modelo de tutoria, demonstra o valor dos serviços oferecidos e ajuda os clientes a obter bons resultados. 

Logo a satisfação do cliente está, desde o início, ligada à inteligência de dados, pois as empresas monitoram o uso dos softwares. Assim, conseguem ter mais insights sobre as demandas, hábitos, dificuldades e necessidades dos clientes, ultrapassando os protocolos de atendimento e pós-vendas.

Saiba como o customer success ajuda a melhorar as vendas da sua empresa

Bom, se você ainda não se convenceu de que o customer success é fundamental para o sucesso da sua empresa de software, eu vou te dar mais um motivo. Essa estratégia, além de melhorar o seu relacionamento com o cliente, auxilia a aumentar e otimizar as suas vendas. Isso porque o customer success te possibilita, entre outras coisas:

1. Aumentar o engajamento

Dentro do customer success, o engajamento pode ser entendido como a contribuição que a empresa faz para que o cliente utilize, cada vez mais, a solução oferecida. Aqui, não falamos apenas em quantidade, mas, sim, em qualidade.

Bom, se o objetivo dessa estratégia é ajudar o cliente a alcançar o que deseja, com o produto da sua empresa, quanto mais ele a utilizar, mais ele entenderá que a solução realmente é eficiente e o ajuda. 

2. Reduzir a taxa de cancelamento

As taxas de cancelamento (conhecidas como churn), basicamente, acontecem por dois motivos: 1. alguma coisa aconteceu com a empresa ou com o cliente; 2. O cliente não conseguiu obter o resultado que desejava.

A primeira situação pode ocorrer devido ao fechamento ou venda da empresa do cliente, por problemas financeiros, redução de custos, entre outros. Mas se a sua empresa de software estiver focando no sucesso do cliente, se houver um bom relacionamento, há chances do seu negócio continuar com o cliente ou dele indicar para o novo dono da empresa.

Entretanto, se o fato ocorrer devido à segunda situação, há a chance de o cliente ir buscar isso com o seu concorrente. Mais um motivo para investir em customer success.

3. Otimiza as taxas de fidelização de clientes

Conquistar novos clientes é indispensável, porém, é necessário manter aqueles que já compram os seus produtos ou serviços. Isso porque a chance de um cliente comprar de você é muito maior do que a de um prospect. Dessa maneira, a fidelização de clientes é um dos objetivos de toda e qualquer empresa e o customer success pode ajudar nisso. 

Isso porque quando a sua empresa ajuda o cliente a alcançar os objetivos que ele queria ao adquirir o seu produto, ele ficará mais satisfeito e, por consequência, se manterá fiel à sua marca.

Como implementar o customer success na sua empresa

Bom, a implementação dessa estratégia exige que você, primeiramente, entenda profundamente as necessidades do seu cliente, assim como os sonhos e desejos. Além disso, é preciso acompanhar toda a jornada dele e não finalizar o seu relacionamento quando ele assinar o contrato de compra do seu produto.

Também, é preciso identificar pontos que precisam ser ajustados e desenvolver fluxos de trabalho – e ajustá-los, sempre que houver necessidade. Ainda, é preciso oferecer um excelente atendimento. Treine sua equipe para que, em todos os contatos que o cliente tiver com sua empresa, ele seja bem atendido.

E para que sua equipe – e você também – possa oferecer o melhor atendimento, entender o seu cliente e todo o processo que envolve as vendas, eu te convido: faça o +ESSENCIAL – Curso para vendedor de software. Nele, você se torna um especialista em vendas, em 15 dias. Te espero lá!

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