Como vender software

Fechamento das vendas: como fatores externos mundiais podem afetá-las?

André Luís
Escrito por André Luís
Desafio de Vendas

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Não só quando falamos em software, mas de um modo geral, sempre que um algo de escala mundial acontece, acaba por impactar as vendas de todos os setores. Um exemplo muito recente que posso citar aqui e que com certeza está bem fresquinho na sua memória, é a pandemia de Covid-19 que não só impactou as vendas, mas, também, provocou uma grande mudança no comportamento do consumidor. 

Inclusive, sobre isso, trago dados da “Consumo e Pandemia: As mudanças de hábitos e padrões de comportamento provocados pelo coronavírus”, uma pesquisa feita nacionalmente pela revista Veja. Nela, ficou constatado que 54% dos brasileiros passaram a comprar apenas o essencial e que 62% dos brasileiros estão visitando menos lojas físicas e 32% aumentaram as compras on-line de alimentos (este último, até então, era pouco comercializado pela internet).

São números impressionantes, não é mesmo?! E onde quero chegar com isso? Cada vez mais, você e sua equipe precisam estar preparados para impulsionar o seu negócio. E, isso, você pode aprender no meu curso +ESSENCIAL Venda de software

Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto.

Veja por que o cenário macroeconômico pode afetar o fechamento das vendas

Aqui em cima, falei sobre a pandemia, mas, nos últimos tempos, algo que acontece em terras distantes das nossas está afetando bastante não só a economia brasileira, mas de diversos outros países, que é o conflito entre Rússia e Ucrânia. 

Produtos como petróleo, milho, trigo e alguns grãos são carros-chefe da exportação e importação desses países. Pode parecer pouco, né?! Mas, por exemplo, com a mudança de valor do trigo, diversos outros setores são afetados, o que implica no aumento de preços não só do produto nos supermercados. Até aquele pãozinho na chapa que você come no café da manhã, fica mais caro. 

Um evento mundo bastante esperado ― e espero que seja muito mais feliz para nós brasileiros ― é a Copa do Mundo. Acontecendo a cada quatro anos e que mexe com uma paixão nossa aqui no Brasil: o futebol. Geralmente, o campeonato ocorre entre junho e julho, porém, em 2022, será entre novembro e dezembro, por conta da condição climática do país sede, o Qatar. Bom, para você ter noção, quando a copa aconteceu aqui, no Brasil, em 2014, tivemos:

  • 9,3% de crescimento nas vendas de vestuários, calçados e artigos esportivos;
  • 20% de aumento nas ocupações de hotéis nas cidades-sede;
  • 25% de crescimento nas vendas dos bares;
  • 100% de alta nas vendas de televisores;
  • 6,3% de aumento no consumo de cerveja;
  • 140% mais turistas no Brasil.

Porém, nem tudo são flores. Esse mesmo evento, que foi tão bom para alguns setores da economia, provocou uma queda de 10% na venda de restaurantes e fast-foods, 17,27% a menos de vendas de carros e, também, 5,4% do comércio varejista. 

E falando em Brasil…

Não posso deixar de mencionar algo que já estamos vivendo aqui no Brasil e que, se pensarmos, acaba em outubro, porém, os impactos do resultado podem se estender até meados do ano que vem (ou nos próximos anos). São as Eleições Brasileiras. Desde o dia 16 de agosto, já estamos recebendo inúmeras propagandas políticas. Você já deve ter percebido que, atualmente, todos os olhares estão voltados para esse evento. 

Isso porque, com novos representantes para a nação, vêm novas políticas, medidas, mudanças em impostos e tudo mais. Ou seja: todo o mercado é impactado.

Veja como fazer a diferença nas vendas diante desses cenários

Então, o que eu quero te mostrar com isso tudo? Bom, é preciso que seu time de vendas esteja preparado para realizar o processo de vendas tanto para os prospects e clientes que estão sendo afetados positivamente, quanto àqueles que estão sendo prejudicados com os esses acontecimentos.

Falando de política, vou dar um exemplo que não está diretamente ligado à campanha eleitoral. Mas, todos os anos, as empresas precisam prestar contas com o fisco. Qualquer sonegação de imposto, é crime! Então, para ajudá-las a se adequarem, sempre mais, às novas exigências que surgem por conta do governo e das políticas, os desenvolvedores de software encontram aí uma excelente oportunidade de criar soluções para suprir essa demanda. Certo?! 

O time de vendas precisa conhecer essas novas soluções, ou módulos de implementações para os softwares já existentes. Mas, além disso, precisam conhecer muito bem o mercado em que vão prospectar. Eu citei um exemplo de impostos, porque é algo que todas as empresas precisam estar em dia. Porém, a qualquer mudança, é preciso que seu time tenha atenção. 

Lembra que lá no começo citei o exemplo da pandemia, que mudou o comportamento de compra do consumidor? Então, as lojas que se ligaram a essa mudança, migraram ou melhoraram seus e-commerces. E, claro, conseguiram trazer o cliente do físico para o virtual. E essa transformação gera muito mais demanda de software. Com a digitalização dos processos, cada vez mais é preciso ter soluções que ajudem as lojas, por exemplo, a atenderem seus clientes. 

Será que sua equipe está preparada?

Deixo aqui essa reflexão! Será que sua equipe está preparada para entender e atender as mudanças causadas por estes eventos mundiais? E, vou mais além, você como gestor está preparado? 

Muitas empresas que vendem softwares, não estão preparadas para fazer a diferença em mercados que não são impactados externamente. Isso é fato! E é por isso que estou aqui, conversando com você. Porque eu quero e posso te ajudar a reverter a situação da sua empresa de softwares. Participando do +ESSENCIAL Venda de software, você poderá aprender as 5 etapas da venda de software, para gerar leads dos sonhos e fechar novos negócios todos os meses.

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