Como vender software

Como vender software e serviços de programação em 2022?

André Luís
Escrito por André Luís
Desafio de Vendas

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Como vender software em 2022?

2022 chegou e, para vender software e serviços de programação neste ano, será necessário mais que a alta qualidade do produto. É preciso que o vendedor tenha algumas habilidades para poder se destacar nesse ambiente e, assim, efetuar as negociações comerciais com sucesso.


Neste artigo, apresentarei algumas informações e dicas de como fazer a venda de software e serviços de programação em 2022. Confira uma prévia:

  1. conheça bem o seu público-alvo e os seus problemas;
  2. mostre as funcionalidades, mas também as vantagens do seu produto;
  3. aposte em marketing.

Continue a leitura e saiba mais.

Confira a importância de se destacar e fazer a venda de software em 2022

Antes de mais nada, preciso compartilhar informações sobre um assunto muito importante: a transformação digital. Ela pode ser definida como um acontecimento que engloba a utilização da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Dessa forma, modifica o uso da tecnologia em diversas áreas, como governamental, econômica, empresarial, entre outras.


Trazendo para o lado empresarial, é considerado o processo em que uma empresa adota um mindset digital em todos os setores. Assim, desde a produção até a comercialização e atendimento ao cliente são impactados.


A transformação digital vinha acontecendo pouco a pouco na sociedade. Porém, devido à pandemia de Covid-19, que eclodiu em março de 2020, houve um aceleramento desse processo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Samba Digital e de acesso exclusivo da Forbes, temos alguns números importantes, como você pode ver abaixo:

  • 76,2% das companhias do país estão implementando ou já desenvolveram uma estratégia de digitalização das operações.
  • 12,4% das companhias ficaram no meio termo, com intenções de desenvolver uma estratégia, mas não têm um planejamento.
  • 9,5% já desenvolveu um roteiro de transformação digital, mas não o colocou em prática ainda.
  • 1,9% das empresas não possuem nenhum plano de digitalização do negócio.

Outro estudo que traz dados importantes é o “2021 CFO Peer Insights: Digital Transformation and IT Spending Priorities”. Neste levantamento, 80% dos Chief Financial Officer (CFOs) entrevistados têm a transformação digital como uma das 5 prioridades corporativas. Já 70% deles consideram que essa mudança de pensamento é a chave para o sucesso das empresas em que trabalham. É importante ressaltar que essa pesquisa ouviu CFOs e líderes de 13 países.

Nesse panorama, temos noção do quanto a venda de softwares irá fomentar negócios neste ano de 2022. Para que as empresas possam acompanhar com mais qualidade essa transformação digital.

3 dicas de como fazer a venda de softwares em 2022

Tendo em mente essas informações sobre a transformação digital, podemos entender o quanto é importante realizar a venda de softwares, não é mesmo?! Para você ter uma ideia, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9%. Também investiu, aproximadamente, R$ 200,3 bilhões, considerando os mercados de softwares, serviços, hardwares entre outros. Tudo isso, de acordo com o estudo “Mercado Brasileiro de Software ― Panorama e Tendências 2021”, realizado pela ABES ― Associação Brasileiras das Empresas de Software com dados do IDC. Essa pesquisa ainda diz que o Brasil está na 9ª posição mundial de TI e é líder na América Latina, conquistando 44% de participação de mercado.

São dados importantes e que colocam o nosso mercado em ascensão. E para vender softwares não basta, hoje em dia, ter apenas uma opção SaaS, cheio de funcionalidades atrativas. Com o crescimento do mercado, há mais concorrência e, muitas soluções, podem passar despercebidas.

● Aproveite e veja, também, o vídeo: Como vender software para empresas?

Por isso, na sequência, separei algumas 3 dicas para você se aprimorar como vendedor e efetuar a venda dos seus softwares. Vamos conferir?

1. Conheça bem o seu público-alvo e os seus problemas

De nada adianta você tentar fazer a venda de softwares sem saber para quem vender. Então, identificar o seu público-alvo é essencial para o seu sucesso. Assim, será possível fazer uma abordagem mais apropriada para encantá-lo e dar início ao processo de completar a venda.


E tenha sempre em mente que cada cliente é único. Um é diferente do outros. Portanto, é necessário saber detalhes sobre cada um deles, conhecer seus mercados, seu tamanho, seus problemas e, claro, como o seu software pode ajudá-lo.


Além disso, é indispensável entrar e manter contato com a pessoa certa dentro do seu cliente. Isso porque não é todo mundo que possui o poder de decisão para comprar a sua solução ou, até mesmo, influenciar a responsável por isso. Um exemplo é um técnico de T.I. que pode entender como o seu software irá solucionar os problemas da empresa. Esse profissional poderá explicar e fazer com que os diretores ou departamento financeiro aprovem a compra.

2. Mostre as funcionalidades, mas também as vantagens do seu produto

Quando um produto não é bem exposto, muitas empresas acabam escolhendo pela opção mais barata. Assim, cabe a você ― ou ao seu time de vendas ― persuadi-los a optar por sua solução.


Assim, para fazer a venda de software, mostre que a sua solução vale a pena. Apresente suas funcionalidades e, também, as vantagens que irão transformar o cotidiano do seu cliente.


Para isso, faça a coleta de dados e métricas dos resultados que o seu software oferece. Alguns dos indicadores como a economia de tempo, aumento de produtividade e tantos outros quanto forem relevantes Demonstre como outros negócios cresceram depois que passaram a usar a sua solução.

3. Aposte em marketing para vender software

Os dois itens acima são indispensáveis, mas você precisa saber que para fazer a venda dos softwares e de soluções de programação em 2022, é necessário investir em marketing

Uma aposta é no marketing de conteúdo, que trabalha muito bem em parceria com o SEO (Search Engine Optimization) ― Otimização de Mecanismos de Busca. Ambos trabalham com palavras-chave, conteúdo de blog, materiais ricos como webinars e e-books e, claro, conteúdo para redes sociais.


Utilize, também, estratégias de outbound (basicamente, o marketing tradicional) e de inbound marketing (conhecido como marketing de atração). Ainda, esteja sempre presente nas redes sociais, sempre considerando sua estratégia de vendas e apostando em conteúdos que vão despertar o interesse do seu cliente em comprar o seu software.

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Vamos juntos, e um grande abraço.
André Luís