Como vender software

Black Friday para serviços? 

André Luís
Escrito por André Luís
Desafio de Vendas

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Está chegando uma data muito importante para as vendas: a Black Friday. Essa ação, que tem origem nos EUA e que já conquistou o Brasil, marca o início de temporadas de compras natalinas. Lá nos EUA, é sempre um dia após o Dia de Ação de Graças. 

Embora já seja muito comum por aqui ― e, talvez, você esteja esperando a data para comprar aquele objeto de desejo por um preço melhor ― a Black Friday aconteceu no Brasil, pela primeira vez, em 28 de novembro de 2010 e foi somente para vendas on-line. Desde então, não só o varejo, mas vários mercados aderiram ao dia de grandes promoções e descontos. 

Inclusive, o setor de serviços vem aplicando estratégias para participar da Black Friday. Então, decidi falar um pouco sobre essa ação que movimenta as vendas e que pode ser sucesso na sua empresa de vendas de software

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Agora, leia o restante deste material e veja se a Black Friday é ou não uma boa opção para o mercado de serviços. Vamos lá?!

Black Friday: entenda mais sobre a ação que movimenta todo o mercado

Em um passado não muito distante, no Brasil, as datas mais importantes para as vendas do varejo eram o Natal, o Dia das Mães e a Páscoa. Hoje, a Black Friday entra nessa lista, causando um grande impacto no resultado das vendas das empresas. Com preços mais baixos, ofertas imperdíveis e condições especiais, este dia chama muito a atenção do consumidor. Tanto que de acordo com uma pesquisa realizada pela Conversion, em 2022, 96% dos brasileiros entrevistados pretendem fazer compras na Black Friday deste ano. 

Por isso, é importante mencionar que a ação deixou de ser apenas coisa do varejo. O setor de serviços também está aderindo à Black Friday. Tanto que a mesma pesquisa que citei, menciona que 1.86% dos entrevistados pretendem aproveitar o setor de serviço nesse dia. E este número tende a aumentar cada vez mais.

Dessa forma, as empresas de serviço também estão criando estratégias para venderem, fecharem negócios e ter sucesso com a Black Friday. E, obviamente, a sua empresa de software está inserida aqui. Por isso, na sequência, compartilho com você algumas sacadas de como o seu negócio pode lucrar mais com a Black Friday

4 dicas de como ter mais sucesso nas vendas de software durante a Black Friday

Com muita criatividade, planejamento e comunicação, as empresas de software podem aumentar suas vendas durante a Black Friday. E te chamo a atenção aqui! Não necessariamente, você pode fazer sua ação apenas no dia específico. Muitas empresas aqui no Brasil, trabalham durante a semana ou até mesmo o mês todo. Mas, é claro, tudo depende da estratégia que você desenhar para o seu negócio. Confira, agora, 4 sacadas para aproveitar a data na sua empresa.

1. Faça um script do processo de vendas 

Assim como eu sempre menciono que a sua empresa precisa criar um planejamento para o processo de vendas diários, é preciso criar um específico para a Black Friday. Até porque, aqui, você irá definir, também, quais estratégias serão adotadas e divulgadas para atrair o mercado. 

Com certeza, o seu script de vendas para a Black Friday será diferente do seu “normal”. Inclusive, você irá definir se fará a ação somente por vendas feitas por telefone, ou somente presencial, ou ainda somente para fechar contratos que já estavam em negociação. 

2. Nem sempre dar desconto é a melhor opção

Talvez esse tópico seja polêmico para muitas pessoas, mas, se você já me acompanha, sabe: eu sou a favor de NUNCA DAR DESCONTO. Mas André, como vou participar da Black Friday sem oferecer desconto ao meu cliente? Ora, você pode oferecer condições de pagamento. Essa é a primeira solução. 

Porém, antes de sair por aí oferecendo condições, é importante entender qual a melhor condição para cada cliente. Talvez, para um seja pedir uma entrada menor, com prestações mais “pesadas”. Ou, ainda, quem sabe somente nesta data, não pedir uma entrada à vista, mas para daqui a 10 dias. Enfim, tudo depende das condições do seu prospect

Porém, pode ser que o seu cliente peça um desconto. Bom, aqui cabe a você perguntar, por que você quer desconto? E após a resposta dele, pergunte qual desconto ficaria bom para ele. Não chegue oferecendo um descontão de 10% se, talvez, 1% seja suficiente para agradar o cliente. 

Ainda, para compreender melhor este meu pensamento, acho muito importante você ler: Como vender VALOR e não preço do seu software. Isso permite que você deixe de negociar preço, por exemplo, e trabalhar com as condições. Entre outras vantagens que essa prática trará para o seu negócio. 

3. Aproveite a sua carteira de clientes

A Black Friday não serve apenas para atrair novos clientes, muito pelo contrário. Ela serve também para renovar contratos, melhorar relacionamentos e muito mais. Por isso, uma excelente opção é criar estratégias voltadas para a sua carteira de clientes

Talvez, selecionar aqueles que precisam comprar novos módulos para os softwares, ou ainda oferecer uma funcionalidade gratuita durante tantos meses. Enfim, são muitas as opções que você pode utilizar para fidelizar ainda mais os seus clientes.

4. Faça uma boa divulgação da sua Black Friday

Toda Black Friday que se preze conta com uma excelente divulgação, não é mesmo?! Por isso, as empresas que optam em participar desse dia, normalmente, investem pesado na comunicação do “evento”. 

Portanto, crie uma estratégia de marketing para divulgar a sua Black Friday. Insira anúncios, impulse as ofertas, atualize as suas redes sociais, dispare e-mails para seus leads. Uma opção que vem dando muito retorno, também, é a divulgação via WhatsApp. Enfim, nesta dica é hora de soltar a sua criatividade.

Se você gostou de entender melhor como a sua empresa de software pode aderir à Black Friday, saiba que eu tenho muito mais conhecimento para compartilhar com você. Isso porque eu quero que você se torne um especialista em venda de software. E tenho certeza que participando do +ESSENCIAL ― Curso on-line de vendas de software, você terá resultados mais rápidos e baterá as metas todos os meses. Participe!