Como vender software

Alcançando o sucesso em vendas de software

André Luís
Escrito por André Luís
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Acredito que muitas pessoas acham que existe uma fórmula mágica para se alcançar o sucesso em vendas de software. Bom, de certo modo, isso não está errado! Mas está longe de ser em um passe de mágica. O que temos são algumas ações e estratégias que se bem executadas, proporcionam ótimos resultados. 

Neste artigo, vou compartilhar com você algumas ações que irão ajudar em suas vendas e a se manter dentro das tendências de vendas no mercado de software. Acompanhe!

Como facilitar o processo da venda de software?

Conceitos que ajudam sua estratégia de vendas

Antes de mais nada, considero importante compartilhar alguns conceitos com você, especialmente, se for novo nesta área. Eles o ajudarão a fazer um trabalho em cima da cartela de clientes. O primeiro conceito é conhecer bem a Jornada de Compras. Quando eu olho para o funil de vendas, estou diante do primeiro contato feito, da oportunidade aberta, proposta apresentada, follow-ups e oportunidades de fechamento com o cliente. Só que antes disso tudo, vem algo tão importante quanto: o Funil de Marketing. Com ele, você poderá criar conteúdos, fazer vídeos, webinars, enfim, ter uma estratégia fará com que você conquiste, nutra e qualifique seus leads

Outro ponto importante nesse conceito é que muitas pessoas acabam apenas pegando essa lista de leads, com um volume muito grande, e dando para o pré-vendas fazer ligações. Porém, nem todo mundo que está nessa lista já está pronto para um contato. Isso é o que chamamos de contato frio. Para “esquentar”, é preciso despertar a curiosidade, fazê-lo ir clicando e interagindo com seus conteúdos. Daí, sim, você vai qualificá-lo e colocá-lo dentro do Funil de Vendas. É esse contato que vai passar para seu vendedor. Ou, no caso de você mesmo fazer a venda, é com esse lead que deverá partir para o “ataque”.

Fazendo os pontos do Funil de Vendas, você deverá contar com outra estratégia que eu chamo de Esteira de Produtos. Isso porque ela faz com que o seu cliente tenha uma “linha do tempo”. Com ela, você poderá identificar qual o momento certo de oferecer um software adicional, por exemplo. Também poderá saber quando oferecer um treinamento. Nessa esteira, você utiliza etapas para que o cliente vá “subindo” dentro do processo de vendas.

O segredo dos melhores vendedores

Bom, em alguns conteúdos que compartilho, já mencionei que é muito importante identificar o seu perfil como vendedor, não é mesmo?! E também acredito que um bom profissional é aquele ambivertido, ou seja, ele sabe ser extrovertido e introvertido no momento ideal, pois consegue fazer uma boa leitura do seu contato. Mas quero te fazer refletir um pouco. Pense e responda mentalmente: o que acontece quando o cliente dá a oportunidade de apresentar o nosso software

Muitos profissionais, geralmente, na hora de apresentar a sua solução, apenas levam um projetor e computador e vão demonstrando o seu software. Isso pode fazer com o seu prospect diga que o seu produto é legal, mas que é complexo demais para a sua empresa, ou que está satisfeito com o programa que utiliza atualmente. 

Por isso, eu sempre digo: é muito importante realizar uma etapa de levantamento de informações. Antes de fazer a sua apresentação, é essencial ter contato com o seu prospect e identificar problemas, necessidades, ver como ele faz alguns processos etc. Assim, na hora de demonstrar a sua plataforma, você poderá brevemente mostrar aquilo o que o seu software faz, mas que já é suprido pela solução atual do cliente e, então, focar sua demonstração naquilo que realmente ele precisa.

A etapa do levantamento de informações é essencial para que sua apresentação seja um sucesso! E falando nisso, aproveite e leia, também, um outro conteúdo que preparei para você: Como fazer a apresentação do software?

É possível melhorar sua performance em vendas

Existe uma ação bem simples e que pode fazer a diferença no seu volume de vendas. É a cultura de dar feedbacks. Infelizmente, não temos por costume essa postura. São poucos os profissionais que se sentem à vontade para fazê-los. Tanto que, muitas vezes, esse tipo de retorno pode até mesmo desmotivar o profissional. Mas te explico o porquê!

Isso acontece porque não criamos uma cultura onde o retorno sobre a performance de vendas é importante. Veja bem! Um atleta, para melhorar sua performance, conta com um treinador, que vai apontar onde ele foi bem e onde precisa otimizar seu resultado. O mesmo acontece com as vendas. Depois de uma reunião, de um contato, de um fechamento, você pode fazer perguntas que ajudarão você a melhorar. 

Quando existe um ambiente de feedback, todo mundo é um avaliador. Eu, desde que comecei a trabalhar, tenho o costume de pedir um retorno na hora. Sempre pergunto: “e aí, o que você achou? O que posso melhorar?”. Isso me ajudou ― e ajuda ― muito. Tenho certeza que vai ajudar sua equipe também. Acredito que o modelo ideal para fazer isso seja sempre buscando dois pontos na hora de pedir um feedback. O primeiro é saber o que você fez e, de fato, foi bem feito e, também, o que você pode otimizar. O outro ponto é saber o que poderá ser feito de diferente na próxima vez. Assim, quando se é criado esse ambiente de feedback, os profissionais conseguem aumentar sua performance e desenvolver habilidades.

Vender software não precisa ser um processo complicado

Você viu, até aqui, algumas estratégias fundamentais e que são simples para serem aplicadas no dia a dia. E, mesmo assim, pode estar achando que é complicado alcançar o sucesso em vendas de software.

Como venho falando em muitos dos meus conteúdos, é extremamente importante ter bem definido esse processo de vendas. Isso porque será possível, dessa forma, padronizar as ações da sua empresa e preparar o seu vendedor. 

No meu artigo, É complexo vender software (PONTO), mas não precisa ser assim, compartilho outra estratégia que poderá te ajudar a elaborar melhor o seu processo de vendas dentro da sua empresa.

 Além disso, te convido a participar do meu Curso On-line de venda de software. Com ele, você poderá bater metas todos os meses com técnicas apropriadas.

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