Seguir o processo correto da venda de software é algo fundamental. Pelo menos, é nisso que eu acredito e ensino aos muitos clientes que atendo. Seguir as etapas, sem pular nenhuma, ajuda ― muito ― a concretizar a comercialização da sua solução. Inclusive, no meu curso +ESSENCIAL – Venda de Software eu ensino melhor cada uma dessas etapas.
Então, hoje, eu quero compartilhar um pouco com você sobre a importância de se seguir esse método. Continue a leitura e entenda mais sobre o processo de venda de software.
Processo da venda de software: afinal, o que é isso?
Como o nome mesmo sugere, é um passo a passo que ajuda a orientar a equipe de vendas a executar as suas tarefas de rotina. O processo da venda de software, inclusive, ajuda a garantir a excelência e rapidez no dia a dia dos vendedores, aumentando a produtividade e otimizando resultados. Mas isso, é claro, se ele for bem elaborado.
Também, é importante que todos da área comercial utilizem e respeitem todas as etapas, regras e atividades delimitadas pelo gestor no processo de venda de software. Por isso, muitos autores e mestres das vendas indicam que esse guia deve ser ensinável, pois assim, todos do time podem aprender a utilizá-lo e em qualquer setor. Também deve ser escalável, ou seja, precisa suportar a demanda, caso haja um aumento das vendas. Ainda, precisa ser mensurável, então, tem que contar com indicadores claros para que as análises sejam feitas corretamente. E, claro, previsível, com metas claras.
Qual é a importância de ter um processo de venda de software?
Basicamente, o processo de venda de software é importante para que possamos mensurar, analisar e padronizar toda a jornada de venda dentro da nossa empresa. Assim, por exemplo, se o seu cliente precisar falar com alguém, todos saberão como ajudá-lo, pois em um processo de venda ideal, você atualizará constantemente, com informações estratégicas, o seu CRM.
Assim, posso dizer resumidamente, que o processo de venda de software, é importante porque ele traz muitos benefícios para o sucesso da sua empresa. Tais como:
- vender mais, com mais qualidade e mais chance de agradar o cliente;
- otimização da qualidade dos serviços oferecidos;
- diminuição do desperdício de tempo;
- redução de erros nas operações;
- ele define e controla processos;
- desenvolve melhor sua equipe;
- aumento da produtividade.
Como mencionei, essas são apenas algumas das vantagens do processo de vendas. Se você quiser conhecer mais, com maiores detalhes, eu te convido a fazer o meu curso: +ESSENCIAL – Venda de Software.
Sabia que não investir em um processo de vendas é jogar dinheiro fora?
Talvez, só agora eu tenha chamado a sua atenção, não é mesmo? Falei no risco que você corre em não implementar um processo de vendas: perder dinheiro. Então, vou te deixar ainda mais intrigado, mas a minha conclusão é que muitos vendedores não sabem vender. Estimo, inclusive, que 85% das empresas no Brasil não sabem fazer isso. Bom, sua empresa oferece um software que resolve o problema de muitas e muitas pessoas. O mais difícil já foi feito: essa solução. Então, por que eu acredito que ainda não sabemos vender?
Bom, vou dar um exemplo do que aconteceu comigo uma vez. Eu estava almoçando em um restaurante que estava cheio. Um local tradicional, onde a família toda estava trabalhando. Bem ao meio-dia e pouco, no horário de rush, a moça que estava no caixa recebe uma ligação que foi uma grande coincidência: alguém ligou para vender um software. Você já percebeu onde está o erro? Não?! Então, vou continuar! O que aconteceu: a moça chamou a atenção do vendedor. “Como ele teve coragem de ligar para lá bem no horário de mais movimento do estabelecimento?” e desligou o telefone.
Conseguiu perceber o erro? Ele não conhecia a pessoa para quem estava ligando, não estudou a empresa, o mercado, nada! Qualquer um já perceberia que um restaurante, ao meio-dia, está cheio de clientes, ou seja, toda a equipe está trabalhando. Não há tempo para ouvir sobre uma solução.
Talvez se esse vendedor contasse com um processo de venda de software, ele teria à disposição informações sobre o local e sobre como fazer melhor a sua abordagem. Não é mesmo?!
- Pare de jogar dinheiro fora: faça o meu curso +ESSENCIAL – Venda de Software e saiba como fazer todas as etapas do processo de vendas.
Quais as etapas para fazer um processo de venda de software?
Bom, meu amigo gestor! Você já sabe que é o responsável por fazer acontecer para a sua equipe, né?! É você quem deve delimitar, também, o que ela deve fazer, quais passos seguir, ou seja, a responsabilidade de criar um processo de venda de software é uma das suas atribuições. E se você chegou até aqui, é porque quer entender mais como criar esse método, não é mesmo?! Então, separei alguns passos que são indispensáveis para a venda de software. Veja!
1. Conhecer o produto e a empresa
Para fazer um bom processo de vendas é indispensável saber tudo sobre a sua empresa, conhecer os valores, a missão, toda a história dele e o que ela pode oferecer ao mercado. Além disso, é preciso conhecer todos os detalhes do software que vocês dispõem. Identificar as principais características, funcionalidades, para quais setores ela é mais recomendada.
2. Prospectar
O segundo passo é fazer a prospecção. Tenha essa etapa como algo indispensável para a sua equipe. Elabore dicas, insights e recomendações de como cada membro do seu time deve prospectar os seus leads. Eu vou mais além! Vou te deixar aqui uma recomendação de um conteúdo que preparei sobre o assunto. Lá você pode entender melhor o porquê da prospecção ser tão indispensável.
- Para isso, leia: Como ter um sistema de prospecção eficiente?
3. Abordar
Esse é o momento que sua equipe irá começar o relacionamento com o seu prospect. Por isso, nada de fazer uma abordagem genérica, cada empresa merece ter um contato personalizado, uma relação única.
4. Conhecer o prospect
Se você me acompanha por aqui, sabe que eu sempre bato nessa tecla: para fazer um processo de venda de software de sucesso, é preciso conhecer muito bem o seu prospect. Por isso, incentive sua equipe a entender sobre a empresa do lead , o mercado que atua, as necessidades, dores, problemas. E, além disso, conhecer a pessoa com quem mantém contato, sabendo até mesmo o time de futebol dela. Assim, será possível criar relacionamentos.
5. Demais etapas do processo de vendas
O processo de vendas não para por aí! Existem muitas outras etapas que devem constar na metodologia da sua empresa para ter sucesso nos negócios. Vou até citar alguns aqui: você precisa delimitar como a equipe vai apresentar a proposta, como fará o fechamento do negócio, deixar estabelecido as práticas de pós-venda e muito mais!
Tudo isso e mais um pouco você vai conseguir compreender melhor fazendo parte da próxima turma do meu curso: +ESSENCIAL – Venda de Software. Lá você poderá dar um up no seu negócio, o quanto antes. Faça sua inscrição hoje mesmo!