Como vender software

Como ter resultados com venda de software usando as redes sociais

André Luís
Escrito por André Luís
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O que fazer para usar I.A. e estruturar o comercial da sua empresa de SOFTWARE.

O comportamento de compra mudou muito por causa das redes sociais. Mesmo na área de TI, cada vez mais os consumidores começam a jornada de compra online.

Essa mudança na forma como os consumidores tomam decisões de compra tornou o marketing digital e as redes sociais imprescindíveis para os negócios. Então qualquer empresa que quer competir no mercado moderno, independentemente do tamanho ou indústria precisa dele.

Contudo, ainda sou procurado por pessoas as quais me dizem que as redes sociais não geram resultado em vendas. Na maioria das vezes, são gestores de empresas de TI que estão investindo em Facebook ou Google ADS e não sabem exatamente porque não geram resultado.

Assim também, conheço vendedores de software que não usam as redes sociais porque acreditam que é perda de tempo. Ou então usam, mas apenas de forma pessoal, e não para gerar negócios.

Para provar que essas pessoas estão equivocadas e dar algumas dicas sobre o marketing de conteúdo para o comercial de empresas de TI, preparei este Post.

  • O que é marketing de conteúdo e por que usá-lo na minha empresa de software?

Basicamente, o marketing de conteúdo é quando a empresa cria e promove conteúdos para atrair e engajar seu público-alvo. Assim, eles podem ser criados com diversos objetivos, incluindo o aumento de leads ou a manutenção de clientes.

É necessário saber que, por mais que nós, gestores e empresários, estejamos frustrados com resultados que as redes sociais geram para nossos negócios, precisamos entender um pouco mais desta estratégia.

Eu entendo que estamos investindo e mesmo assim nossas publicações não engajam as pessoas certas.

Contudo, independente das táticas usadas pela sua empresa de software, você mesmo deve criar conteúdos para dar suporte e engajar o público.

Isso vai além de curtir, compartilhar e comentar as publicações das redes sociais.

  • O que NÃO fazer?

Por mais que hoje já existam especialistas na área de marketing para empresas de software, a autopromoção ainda é comum. Fazer uma publicação nas redes sociais falando somente da sua solução dificilmente vai engajar seu público-alvo.

O pior acontece quando a própria equipe envolve os funcionários, pedindo para curtirem, compartilharem e comentarem nas publicações. Na verdade, essas pessoas interagem com outras, na maioria das vezes familiares ou amigos. Ou seja, não necessariamente são o público-alvo que você quer atrair com a estratégia de marketing digital.

  • O que o vendedor de software pode fazer para gerar resultado com o marketing de conteúdo e as redes sociais?

Ao invés de simplesmente compartilhar, curtir e comentar as publicações da empresa, incentive a equipe a marcar os clientes nos comentários. Dessa forma, o próprio Facebook vai entender que aquele perfil do seu cliente, tem um público com características semelhantes, que também interage com publicações da área de TI.

Consequentemente, o próprio Facebook vai “aprender” quem são as pessoas mais engajadas e interessadas para que ele entregue as publicação. Dessa forma, você vai conseguir bons resultados na estratégia, de forma orgânica.

  • Perfil pessoal ou perfil profissional?

Se você quiser absorver ou conseguir trabalhar com as redes sociais para gerar negócios, crie um perfil profissional. Seja no Facebook, no LinkedIn ou em qualquer outra rede social.

Se você está com dificuldade de conseguir novos contatos, confira o Post em que separei 6 sites para fazer prospecção.

Minha sugestão é que nele você só interaja com seu público-alvo. Consequentemente, ao invés de aceitar todo mundo, ou não aceitar ninguém, convide e aceite clientes ou clientes em potencial.

A partir do momento que você começa a fazer publicações usando o marketing de conteúdo, essas pessoas começarão a te notar profissionalmente. Por isso, antes de compartilhar algo, tenha sempre em mente o que as pessoas podem ter de ganho seguindo você naquela rede social.

  • Informações relevantes da sua empresa
  • Experiências profissionais que você está vivenciando
  • Seu dia a dia na empresa de software que trabalha

É importante que toda a equipe da da empresa entenda como o marketing digital funciona para que possa usá-lo estrategicamente a seu favor e engajar seu público-alvo.

Confira o vídeo em que falei mais sobre como gerar resultado com as redes sociais clicando aqui.

Agora é com você…

Eu tenho certeza que, assim como os meu alunos do Essencial Venda de Software, estão usando as redes sociais para engajar um público alvo você também vai conseguir.

Saiba mais cadastrando-se nessa página.

Se você gostou das dicas, marque seu amigo vendedor de software nos comentários!

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