Existem muitas ações que influenciam no sucesso de uma empresa de software. Uma delas é fazer a escalabilidade do seu negócio. Se você não sabe o que isso significa, ou têm dúvidas sobre o assunto, então, esse material foi feito para você!
Bom, primeiramente, é preciso entender o seu negócio, o seu mercado, os processos de vendas, para daí, sim, escalar a sua empresa de software com sucesso. E uma das formas que você aprende a entender mais sobre, especialmente, o comercial do seu negócio é por meio do +ESSENCIAL – Curso on-line para vendas de software. Nele, você se torna um especialista em vendas e, assim, pode dar sequência à parte estratégica da sua empresa.
E falando em estratégia, vamos falar um pouco sobre como escalar a sua empresa de software, então? Continue comigo!
Afinal, o que significa escalar uma empresa de software?
Bom, o termo escalabilidade se refere ao crescimento da empresa, de forma segura e saudável. Ou seja, é o aumento da produção, das vendas e dos serviços, mas sem gerar prejuízo financeiro. Para isso, é preciso ter receitas superiores aos custos. É uma palavra bastante utilizada no mundo administrativo e pode ser aplicada em diferentes frentes, como é o caso do nosso mercado: o de software.
Claro que a lógica é a mesma, porém, para escalar uma empresa de software, primeiro, é preciso atender novos usuários, ou armazenar novos dados, tudo sem afetar de forma repentina a demanda da sua equipe. Assim, em uma empresa de software, há diversos fatores que influenciam a escalabilidade do negócio:
- implementações com novas funcionalidades;
- novas demandas de mercado;
- aquisição de software;
- aumento de vendas;
- uso da solução;
Também, envolve itens como manutenção, manuseio, custos de operação, planejamento de otimização dos sistemas, atendimento ao cliente e muito mais. Por isso, é considerada uma verdadeira estratégia, pois envolve diversas nuances dentro de uma empresa de software.
Além disso, quem trabalha com a escalabilidade deve prever desde o início do projeto que as mudanças resultem em impactos menores o possível na entrega da equipe e no gerenciamento de recursos.
Qual é a importância de escalar uma empresa de software?
Quando você abre uma empresa de software, com certeza, tem o objetivo de que ela cresça cada vez mais. E isso pode ser previsto, nesse momento do projeto de empresa. Dessa forma, quando um negócio é escalável, ele se torna mais atraente para os investidores, pois, normalmente, seu retorno financeiro é maior.
Além disso, a escalabilidade oferece benefícios para sua empresa, como a redução de custos e recursos técnicos. Também, a rapidez com que o negócio se adapta a mudanças e as implementa, sem afetar a qualidade do seu serviço. Esses são, além de tudo, ótimos diferenciais competitivos.
Confira algumas dicas para escalar a sua empresa de software
Separei 5 dicas de como você pode escalar a sua empresa de software. Confira, na sequência.
1. Estude o mercado e o crescimento da sua empresa
Estudar o mercado é uma ação essencial para o sucesso de qualquer setor, de qualquer empresa. Por isso, também, essa prática ajuda a impulsionar o seu crescimento. Então, analise o seu público, conheça seus concorrentes, identifique quais podem ser suas parcerias, entenda os problemas e as dores do mercado e, também, veja quais as oportunidades que ele pode oferecer.
Junto a isso, faça um estudo do crescimento do seu negócio, definindo objetivos, metas, organize processos… tudo isso será essencial para que a escalabilidade da sua empresa de software tenha sucesso.
2. Saia do operacional e vá para o estratégico
Essa dica pode deixar muitos gestores intrigados, porém, é fundamental para escalar a sua empresa de software que você esteja na parte estratégica do negócio. Então, você terá que abrir mão de algumas funções e delegar tarefas.
Nada de centralizar todas as decisões em você! Se não, em um dia que você não puder responder com rapidez, todo o processo ficará parado.
- Sobre essa dica, você pode entender melhor neste material: Saindo do operacional para o estratégico na software house.
3. Invista no seu time
Você leu a dica acima, provavelmente, se perguntou: será que posso confiar na minha equipe para descentralizar as tarefas? Bom, meu amigo, a resposta é: depende. Ela pode ser um “sim”, mas isso depende dos profissionais que você irá contratar.
Por isso, é muito importante contratar profissionais empenhados e que tenham o mesmo objetivo de crescer, assim como a sua empresa. Além disso, você deve desenvolver uma cultura de aprendizado, crescimento e motivação para a sua equipe.
- Aproveite e leia: Contratando o seu primeiro vendedor.
Então, uma dica é proporcionar treinamentos ― já pode começar pelo +ESSENCIAL – Curso para vendedor de softwares. Assim, seus profissionais estarão preparados e alinhados para desempenharem as atividades com mais eficiência.
4. Tenha um bom relacionamento com os seus clientes
Essa prática deve estar incluída na cultura da sua empresa. Afinal, todos os colaboradores vendem, mesmo que indiretamente. E, como eu sempre falo, vender é criar um relacionamento com os clientes.
Além disso, um cliente satisfeito, irá propagar a sua empresa para outras pessoas ― assim como o insatisfeito. Por isso, é fundamental conhecer o seu cliente e fazer um atendimento de qualidade, prestando atenção às dores e necessidades dele, entendendo as suas vontades, a sua situação…
- Leia também: Networking: como desenvolver?
5. Conte com um financeiro bem estruturado
Escalar uma empresa de software requer, basicamente, crescer, sem gastar muito. Ou seja, é preciso ficar de olho no setor financeiro. Por isso, não só para as vendas, mas para este departamento, você deve contar com profissionais de confiança, competência e eficiência.
Eles deverão ficar atentos aos orçamentos, às contas a pagar e receber, fazer a gestão do fluxo de caixa e demais atividades referentes a esse setor.
Bom, hoje compartilhei com vocês algumas informações pontuais para escalar a sua empresa de software. Para compreender melhor esse assunto e outros pertinentes ao crescimento do seu negócio, participe do curso +ESSENCIAL – Curso on-line para vendas de software. Nele, você irá adquirir, em 15 dias, o conhecimento necessário para gerar leads todos os dias e bater suas metas todos os meses. Te espero lá!