[PLANILHA] – Precisa fazer em uma planilha do Excel?

   Organize e controle o pipeline com uma planilha de vendas em Excel.

O profissional de vendas, especialmente o vendedor de software, deve ter uma forma fácil de controlar suas oportunidades. Embora já existam vários aplicativos na web para fazer isso, muitos preferem a flexibilidade do Excel.

Durante muito tempo eu usei planilhas e confesso que é realmente mais fácil. Principalmente quando não eramos uma equipe grande. Agora, se o volume de oportunidades começar a aumentar e consequentemente, a troca de e-mails com versões das planilhas, sugiro fortemente iniciar o uso de um software de CRM.

Peguei aquela planilha que usava e montei um modelo de planilha de funil de vendas direcionada para profissionais que vendem software. Ela também pode ser usada para controlar o processo comercial e números das vendas complexas.

Na planilha de vendas  é possível cadastrar as Empresas, Contatos, Soluções vendidas, Fase do funil de vendas, Probabilidades de fechamento entre outras opções. Está aberta para edição e como usei tabelas dinâmicas, é só arrastar o canto da tabela para aumentar o tamanho dos cadastros. Você pode configurá-la para atender as suas necessidades.

Além disso, ela está composta por 4 quias de controles assim distribuídas:

Planilha de funil de vendas em Excel

• Lista de Dados
Definir as fases de venda, cadastros de solução e contatos;
• Vendas
Cadastrar propostas preenchendo os campos definidos;
• Resumo das Vendas
Analisar todas as propostas por período; e
• Plano de Ação
Planejar ações para seguir no foco de vendas.

 
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   Por falar em estratégia

Vender software e definir as melhores estratégias está cada vez mais difícil. A movimentação de concorrentes é rápida e as justificativas internas são sempre as mesmas. O objetivo deste espaço é fazer com que empresas de software e prestadores de serviços utilizem destas estratégias para desenvolver o seu mercado. Leia mais

Vender não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação, preparo e planejamento. Outro fator importante é destacado por Dicky Fox durante o filme Jerry Maguire: a chave para os negócios é relacionamento pessoal.

 

   Mais algumas dicas sobre controle de vendas.

Algumas dicas sobre o funil de vendas

O que é o funil de vendas?
É um método de avaliação das oportunidades já apresentadas à clientes e prospects. Serve para lhe dar um direcionamento futuro e avaliação da condução do negócio ao longo do tempo até sua conclusão.

Como estruturar um funil de vendas?
Depende muito do tipo de negócio e produto comercializado. Pode ser simples com as fases “pré-venda, venda e pós-venda” ou mais aberto contendo várias fases relacionadas a probabilidade de fechamento. Ex: Prospecção = 0%, Demonstração = 25%, Proposta = 50%, Negociação = 50 ou 75% e Fechamento = 0 ou 100%.

Como conduzir o cliente pelas fases da venda?
A condução é uma foto da real situação de cada oportunidade e deve ser baseada no comportamento do cliente. O vendedor deve se comprometer com a informação para não se deixar enganar.

Quer saber mais, leia agora sobre as 4 lições sobre venda de software que você deve aprender.

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Sucesso e boas vendas!