Gestão Comercial

6 artigos no Endeavor que todo gerente de vendas deveria ler

André Luís
Escrito por André Luís
AULA GRATUITA

O que fazer para usar I.A. e estruturar o comercial da sua empresa de SOFTWARE.

“Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.” A frase de Abraham Lincoln pode fazer referência ao período do ano que estamos agora. É fácil encontrar empresas que não conseguem fazer bons negócios no final e no início do ano. Prospects estão de férias, clientes não querem receber visitas, os prazos começam a ser jogados para depois do carnaval e assim por diante. Sabemos que isso é normal e então, o que temos que fazer é aproveitar esse tempo, que é tão precioso. Chegou a hora de “afiar o machado” e se preparar para o ano.

Dediquei um tempo para agrupar uma pequena lista dos artigos que todo gerente de vendas deveria ler. Eles estão disponíveis no site da Endeavor e cada um deles vai te direcionar para site original deles. Para ler o texto na integra é necessário fazer um cadastro no site. É grátis!

1) Motivação de vendedores não é autoajuda – Muito interessante a forma com que o consultor Eloi Zanetti pontua algumas dicas em termos de gestão em vendas.
Dica chave: “Entenda que o verdadeiro incentivo da força de vendas da sua empresa acontece na boa prática comercial do dia-a-dia.

2) Como Reter Vendedores e Funcionários – Esse, eu diria que é o maior desafio de um gestor comercial. Já ouviu a afirmativa de que é mais caro manter um cliente do que conquistar um novo? O mesmo acontece com vendedores.
Dica chave: “Não crie ambiente falso, que é a pior coisa que você poderá fazer para sua equipe.”

3) Como os processos de vendas te ajudam a conquistar clientes – Quem trabalha com vendas complexas como de software por exemplo, sabe que o mais importante é conhecer o perfil do cliente e como funciona o processo de compra dele. Isso o ajudará na condução do processo de venda quando o mais importante é assertividade. É importante fazer uma autocrítica para saber se realmente estão conduzindo as Oportunidades de forma eficiente.
Dica chave: “Não basta habilidade é preciso conhecimento e comportamento alinhado com as metas, desafios e ter processos estruturados…”

4) 6 ferramentas para planejamento e gestão de vendas – Costumo dizer para os colegas da equipe de vendas da Gestão que atualizar o sistema de vendas não serve para controle gerencial, mas sim, de apoio às decisões e para a própria condução das nossas oportunidades. Há muita informação disponível e as ferramentas, seja via Planilha de Vendas ou softwares na nuvem, precisam nos ajudar a manter os contatos atualizados.
Dica chave: “O Newsle é um sistema grátis que te avisa sempre que algum contato seu do LinkedIn, Facebook ou Gmail estiver na mídia.

5) eBook Gratuito – Funil de vendas na prática – Se na sua empresa o processo comercial é complexo e você ainda não tem definições para gestão de vendas, esse eBook é uma mão na roda.
Dica chave: Mostra a importância de medir o desempenho do seu Funil de Vendas “Na prática, sabendo que muitas oportunidades são levantadas, mas poucas tornam-se oportunidades qualificadas…”

6) 4 dicas de negociação de quem já vendeu até esterco – Rodrigo Azevedo é fundador da Comunique-se, a maior comunidade virtual de jornalistas do país, com mais de 300 mil usuários. O processo comercial deles é muito complexo e o que chama mais atenção é a forma com que eles prospectam e fecham vendas. Pesquise mais sobre os textos dele no site da Endeavor ou no Youtube.
Dica chave: “OBJEÇÃO = DÚVIDAS + INTERESSE”

Há muita informação sobre vendas no site da Endeavor para você conseguir afiar o seu machado. Espero que a lista que montei tenha lhe ajudado. Se vale a sugestão, faça o seu cadastro e explore mais os recursos disponíveis no site do Endeavor Brasil. Vale a pena!

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